PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE GESTÃO DE PARCERIAS RELATÓRIO GOVERNAMENTAL - EXERCÍCIO 2021 "(Lei Federal nº 13.019/2014, Art. 59)" DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Entidade Parceira Associação Cultural Biquinha Cabuçú - Unid II Termo de Colaboração nº 000124/2019-SESE03-RPP Objeto do relatório Atendimento de vagas na Modalidade Educação Básica - Educação Infantil/Creche Objetivo do relatório "Manifestar-se acerca do monitoramento e/ou avaliação da parceria, referente ao período de janeiro a dezembro/202 1." Valor total Repassado no exerclcio 2021 "R$ 1.067.886,57- (um milhão, sessenta e sete mil, oitocentos e oitenta e seis reais e cinquenta e sete centavos)" REFERÊNCIAS Lei n.º 13.019/2014 e alterações posteriores . RELATÓRIO -DIVISÃO TÉCNICA DE GESTÃO DE PARCERIAS "Preliminarmente, esclarecemos que o exercício de 2021, em consequência da pandemia causada pelo COVID-19 em 2020 , ainda foi um ano atípico, fazendo com que as atividades escolares normais presenciais fossem realizadas de forma parcial (podemos até dizer de maneira híbrida - presencial e" · on-line) por mais de 1 semestre. Número de Vagas disponibilizadas na unidade escolar - 111 Total de Alunos Matriculados no decorrer do exercício 2021 Acompanhamento da Comissão de Monitoramento: 1º quadrimestre -resultado: Parcialmente Satisfatório 2° quadrimestre -resultado: Satisfatório Nota obtida na pesquisa de satisfação realizada no último quadrimestre/2021 junto aos pais e/ou responsáveis dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar: 9 (demonstrativo em anexo) Relatório de Execução elaborado pela entidade parceira correspondente ao exercício de 2021 - resultado: satisfatório ",." PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE GESTÃO DE PARCERIAS Vale ressaltar que o trabalho exercido pelas Organizações da Sociedade Civil em parceria com "esta Municipalidade tem auxiliado no atendimento a lista de espera pública, haja vista a impossibilidade de atendimento da demanda existente nas unidades escolares da Rede Própria, conforme demonstrado abaixo:" "20403 20000 15000 10000 5000 o Lista de Espera Vagas Remanescente em total Disponibilizadas lista" Data Base: Outubro/2021 Cargo Pequeno Porte 111 alunos Custo da Rede Própria Custo da Rede Parceira Qtde. Salário Total Qtde. Salário Total Diretor(a} 1 "R$ 5.498,48" "R$ 5.498,48" 1 "R$ 4.580,97" "R$ 4.580,97" Coordenador(a) Pedag6gico(a} 1 "R$ 4.042, 18" "R$ 4.042,18" 1 "R$ 3.332,76" "R$ 3.332,76" Professor de Educação Infantil 9 "R$ 3.840,09" "R$ 34.560,81" 9 "R$ 2.488,19" "R$ 22 .393,71" Assistende de Gestão Escolar 1 "R$ 2.249,52" "R$ 2.249,52" 1 "R$ 2.823,10" "R$ 2.823,10" Cozinheira 1 "R$ 1.650,94" "R$ 1.650,94" 1 "R$ 1.671,75" "R$ 1.671,75" Aux. Cozinha 1 "R$ 1.464,45" "R$ 1.464,45" 1 "R$ 1.499,67" "R$ 1.499,67" Auxiliar de Serviços Gerais 2 "R$ 1.300,98" "R$ 2.601,96" 2 "R$ 1.437,32" "R$ 2.874,64" Aux. Manutenção 1 "R$ 1.300,98" "R$ 1.300,98" 1 "R$ 1.666,96" "R$ 1.666,96" Agente Escolar 1 "R$ 2 .119,86" "R$ 2.119,86" 1 "R$ 1.814,80" "R$ 1.814,80" Subtotal 18 "R$ 55.489,18" Subtotal "R$ 42.658,36" Encargos "R$ 25.802,47" Encargos "R$ 19.855,97" ValeAlimentação/Refeição "R$ 9.360,00" Locação "R$ 4.000,00" Percapita alunos (pró rede} "R$ 10.800,00" °'la/eAlimentação e Refeiçã "R$ 11.754,00" "Total R$ 101.451,65 Total R$ 78.268,33" 1 1 1 - ---- 1 1 Resumo 1 Rede Valor Total % Própria "R$ 101.451,65" 100           - -· --- - "Parceira R$ 78.268,33         77,15" --+!-- - - -- _! --·· l. _ - ",_ -------" "Diante do exposto, a manutenção da parceria com as entidades do terceiro setor, toma-se um" "modelo mais econômico (vide tabela acima, considerando que observamos a economicidade da Municipalidade através da confrontação da estimativa de custos caso elesfossem p restados diretamente, não só na administração do quadro de recursos humanos, mas também na manutenção dos prédios ondefuncionam as unidades escolares, uma vez que está dentro do valor per capita o valor disponível para a realização daspequenas manutenções e conservações" "dos mesmos, bem como das contas de consumo também) para a Administração Pública e satisfatório, urna vez" PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE GESTÃO DE PARCERIAS "que consegue ofertar a população em geral um serviço essencial, garantindo também os direitos" "reservados a primeira infância, em uma vantajosidade de 22,85%." "Porém, em se tratando da entidade Associação Cultural Biquinha Cabuçú - Unid II, embora no que tange a parte pedagógica não há nada que a desabone, há vários apontamentos de utilização dos Recursos Públicos em desacordo com a Legislação. Diante desse fato, esta Gestão está aguardando a" "finalização da análise da prestação de contas, exercício 2021, para tomar as devidas providências." "Guarulhos, em 7 de fevereiro de 2022." Maria Angela Gianetti Departamento de PI Da Educação -r' L "A.Ss.-ocuetçáo loóu,ç ·«" "Av enida Nova Tabo.éo,'\S'I .JO.Mova Taboão" T.cttefone:4803-:1613 CNP.if> 1$...99.60710002...$9 "En-taH:uni de2•ctu::@ho,rnaH.çom" Utdd;tfde U Ao Tribunal dt Contas do Estado de São Paulo Relatório de Execução do Objeto Entidade Parceira: Associação Cultural Bíquinha Cabuçu -Unidade li Modalidade: Educação Infantil - Creche "Instrumento: Processo: 67.710/2018" Termo de Colaboração 000124/2019-SESE03 RPP "Número/Ano: 000124/2019 -SESE03- RPP" Período de Viizêncía: 05/03/2020 Perlodo de Execução: 01/2021a 12/2021 "Valor Repassado no período (se for o caso}:R$ 1.064.140,92" RELAl'ÓRIO "Desc.rição do Obfeto desta parceria: Conforme técnica e financeira visando disciplinar os esforços conjuntos a serem realizados pelo municipio e pela instituição, para o desenvolvimento complementar da educação pública e gratuita prestada pela rede municipal de Guarulhos na Mõdalldade Educação Básica - Educação Infantil -Creche. Atendimento de um total de 111 vagos em perlodo parcial ( } integral ( X )" "Ações dttseivolllidos, no pttriodo, para cumprimento do ob o: Janeiro: Oe acord.o com o Oecreto Municipal n!I 37.456, de 15 de dezembro de 2020, que estabelece a retomeda das atividades escolares presenciais no município de Gúarulhos, retornamos as athlldades em 11 de janeiro de 2021, devendo cumprir rigorosamente toda.s as medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde, bem como todas as regras constantes no documento ""Orientação para o Retorno às Aulas Presenciais"" durante a pandemia por COVI0-19 no âmbito do Município. Conforme orientação do decreto foi planejado um estudo para um retorno com atenção especial à. reorganitação dos espaços flslcos, moblllãrlos, fluxo de entrada, saída e direção da caminhada, manutenção da limpeza, ventilação externa e prioridade no uso de espaços ao ar livre, a capacidade de atendimento respeitando 30% dos alunos matriculados com um tempo de permanência diário que não pode ser superior a 4 (quatro) horas, realização da testagem de SOROLOOIA em todos 0$ profissionais da Instituição. Transmitir aos profissionais, alunos e familias conforto e segurança como parte Integradora a escuta. acõlhimento e empatia ""ª'""""""m perme..r todas as """"io.:s,deSta forma prevalecerá a i:onflança e um bom desenvol\/lmento do processo educaclonal. A instituição ampliou os procedimentos de trabalho devido ao cenário atual, executando e elaborando neste período de acolhimento o socioemoclonal com embasamento na BNC<;. QSN 2019, Referencial CurriCtilar, norteados de acordo com os protocolos definidos pela OMS, Secretaria Estadual de Saúde. ram elaboradas atividades (18/01/21 à 29/01/21) executadas e embasada no Gula de Orlentaç6es - Acolher Vidas Para Fortalecer Emoções e Criar Estratégias Pós-Pandemia-Covld-19 e QSN 2019, visando às competências socioemocionaís, para melhor acolher toáa a comunidade escolar.Essasações têm o propósito de orientar e estabelecer uma retomada segura neste contexto de pandemia. Fevereiro: Foi desenvolvido o Projeto Criandos Elos (08/02/21 à 26/02/21), tem como flnaildadeproporctonar momentos de Interação e acoihfmento, promover momentos de reflexão sobre o assunto, visando po.ssibllitar a comunidade escolar à construção de uma escola onde valores de bem estar sejam resgatados e praticados no cotidiano, bem c:omo, propiciar uma maior aproximação da família com a escola. Estimular refle•ão sobre hábitos e atitudes que promovam a qualidade de vida enfatizando os aspectos relac:ionados à saúde ea expressão de sujeito de forma integral e conduzir a família a uma reflexão do seu papel no âmbito educacional, social, afetivo para o desenvolvimento da crianÇa mediante atividades lúdicas que busca priorizar o soclo emocional da criança e famlUa por melo do atendimento hlbrldo, contrtbUindo para a construção de vínculos e manifestação de confiança entre todos dentro da instituição, Aretomada da proposta do Programa Saberes em Casa teve Início em 09/02/2.1 oferece aos educandos uma rotina de aprendizado semelhante àquela que usufruíam em sua estola. Da mesma forma a instituição vem c:om o propósito deagregar e ampliar o conhecimento pleno dos educandos com a elabo.ração de vfdeos pedagógicos em conformidade com os projetns da escola que tem corno base o QSN e conteúdo dos Saberes em casa correspondente a cada faixa etária com periodicidade de três vídeos por semana referente a cada turma, buscando desenvolver atividades que estimule a autonomia da criança através de materiais e objetos que as famílias possuem em suas casas. seguindo as ""Orientações Para 0 Retomo às Aulas PresenclaisH , durante a pandemia por COvld-19, visando os cuidados que devemos ter para esse retomo tão delicado. Foram ministradas Reunião de Pais e Educadores nos dias 08 e U/'13 >Jo CHPJ: 16.499.60710002-89 ":;;,;ffl Emeit:unid.:>d 2acb.<:@hotn""taU.com" U u idad.e U "retorno as aulas, foi pontuado a formação do Comitê, e esclarecido sobre as medidas preventivas estabelecida para retorno as aulas, conforme orientações o atendimento permanece de 30%. A reunião de equipe escolar aconteceu no dia 03/02/21 à 05/02/21 com o objetivo de acolher toda a equipe, escutando cada um para que se sintam pertencentes ao grupo e juntos traçarmos um plano seguro para a retomada das atividades presenciais e planejarmos o projeto político pedagógico da instituição.Assim possibilitar uma reflexão do trabalho a ser desenvolvido, que deverão ser avaliados por toda a equipe para sanar duvidas futuras na org;mização, planejamento e replanejamento das ações previstas para o ano letivo. Março: Foram desenvolvidos os projetos: Era uma casa muito en&taçada • Mot1dia, lare família (01/03/2.1 a 16/03/21) tem como proposito promover o processo de translção, amenizando o nivel de ansiedade e expectativa, por melo de atividades ludicas, jogos e brincadeira a educadora levará o educando a compreender e desen11olver a autonomia do seu papel dentro do seu meio social, a fim de propor ações contínuas de encaminhamento e acolhimento que contribuam para a aprendizagens dos educandos; Projeto Mundo Mágico -Circo (17/03/21à 31/03/21) o projeto que ousa abrir um leque de oportunidades para nossos educandos aliando técnicas variadas de artes com diversidades de materiais convencionais e específicos, percorrendo os caminhos da imaginação. Os desafios que procuramos aqui permite despertar o olhar para o novo, despertar a lmaglnaçifo criativa o fazer em suas diversas faces, o máximo de possibilidades criadoras que pudermos oferecer desta forma reconhecer semelhanças e diferenças nos diversos trabalhos artísticos. Para que esses projetos fossem desenvolVidos aseducadoras utillzaram materiais que fazem parte do cotidiano da criança e materiais pedagoglcos para elaboração das atividades. O conteúdo teve como escopo desenvolver no educando a proatividade, reconhecer suas conquistas e !imitações e desenvolver seus pensamento sócio emocional. Nos dias 01/03/21 à 03/03/21 realizamos o planejamento pedagogico, se fez necessário várias pesquisas com a finalidade de ampliar os conhecimentos sobre a BNCC, LOS, ECA e QSN, o escopo propôs melhorias na elaboração dos seguintes documentações: orientações para aperfeiçoar a elaboração da estrutura do semanário anual, rotina escolar, escolhas dos projetos a serem executado ao longo do ano, ações e planejamento de acolhimento a educandos com necessidades especiais, Intervenções remotas, agregar a proposta do Programa saberes em casa para a Educação Infantil em conformidade com os projetos da escola, preparar as salas de aula para receber os educandos a mesma deve estar organizada de acordo com as necessidades de cada etapa da Educação Infantil; Planejamento; tem como objeti\/O destrincha r o Plano Polltico Pedagógico com a participação dos educadores em reunião semanais (Hora atividade). Essas ações tem o propósito de orientar e capacitar os educadores na elaboração e execução das atividades híbridas. Abril: Foram desenvolvidos os projetos: Projeto Vinicius de Morais (01/04/21 à 15/04/21) tem como objetivo levar o educando a desenvolver um contato mais íntimo com a obra do autor através de diferentes expressões culturais e artlsticas, a partir do contexto literário na educação infantlf viabiliza ampliar o vocabulário pela poesia, música, encenações, recitações de poemas e danças, elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam, por meio de uma linguagem simbólica que favoreçam a evolução das crianças. Relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se eicpressar; Projeto Cinco Sentido$ (1'/04/21 à 30/04/ll) propõe atividades lúdicas que estimula e possibilita aos ec:jucandos conhecer e Identificar esses sentidos, assim relacionar-se melhor com eles, favorecendo Inclusive o desenvolvimento motor e a concentração, desta forma iniciar o autoconhecimento do seu corpo. Os conteúdos desenvolvidos foram ministrados pelas educadoras tanto presencialmente quanto mediante a vídeo postados semanalmente no canal do YouTube, aulas remotas pelo aplicativo Google Meet realizadas todas asterça-feira e quinta-feira com embasamento na proposta para educação infantil em consonância com a Propostas dos Saberes em casa. Assim sendo brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida, sua saúde física, emocional e intelectual por melo de atividade lúdica. No dia 26/04/21 rea lizamos o Conselho Participativo de Pais e Mestres com oobjetivo de refletimos sobre as aprendizagens construídas neste primeiro bimestre visa.ndo famíliafescola. Maio: No mês de maio conforme o Oficio Circular N• 2.0/2021 o qual manteve suspensas as aulas presenciais no Munlciplo de Guarulhos desde o dia 30/04/2021 estendendo-se ao mês de maio até a segunda ordem.O atendimento aos educandos e familiares ocorreram através de vídeos três vezes por semana e aulas online realizada através do app google Meet duas vezes na semana, como intuito de promover o acolhimento a todos diariamente com carinho e muita atenção, foram desenvolvidos os Projetos Verdadeiros Heróis - profisslles (OJ/05/2021 "" 15/05/2021), que prop<>rcionaram o conhecimento das profissões, identificar os profissionais, transmitir valores para sua formação moral e social, estimulando a linguagem oral, escrita e coordenação motora; Brincadeiras de lnftnda (16/0S/2021a 31/05/2021) desenvolveram a linguagem oral, o enriquecimento cultural, o conceito e a Importância das tradições, Incentivando a interação afetiva, cognitiva e emocional. Oferecemos aos educandos uma rotina de aprendizado semelhante àquela que usufruíam em sua escola. Nesse mês do dia 22/05 a 30/05 aconteceu a semana Mundial do Brincar com o tema Casinhas das infâncias onde foram compartilhados vfdeos com brincadeiras que Incentivou a interação e participação das famílias. A instituição agregou e ampliou o conhecimento pleno dos educandos com a elaboração de vídeos pedagógicos em conformidade com os projetos da escola que tem como base o QSN e conteúdo dos Saberes em casa correspondente a cada faixa etária, desenvolvemos atividades que estimularam a autonomia das crianças através de materiais e objetos que as familias possuíam em suas casas. Foram realizadas reuniões nos dias 05/05/2021 e 07/05/2021 nesse mesmo dia houve a reunião de pais onde foram informados sobre a importância de realizar as atividades Juntamente com as crianças e enviar fotos ou vídeos realizando as mesmas, para que possamos acompanhar o desenvolvimento de cada educando. Junho: Em conformidade ao Oficio Orcular Nº 23/2021, publicado em 21de maio de 2021, retomamos com as aulas presenciais, respeitando o atendimento de 30% dos alunos com o período de permanência de 4 horas e distanciamento físico de 1,5m, Iniciamos dia 01/06. Atendemos de forma hlbrida, encaminhando os vídeos três vezes por semana, foram elaborados com o tema dos projetos da escola e aulas online pelo google Meet duas vezes por semana embasado na proposta para educação infantíl, em consonância com os saberes em casa; Projetos CUJ'losos por natureza-Melo Ambiente ( 01/06/2021 a 16/06/2011) proporcionou o cuidado com o meio ambiente, conciêntlzou os educando de sua lmportancia, promovendo a interaçãocom os elementos da natureza. Projeto Coisas da nossa tena-Fem Junina(17/06/2021a01/07/2021) o projeto proporcionou aos educandos a socialização através de interações, intigando os conhecimentos através de atividades diversificadas, conhecendo novas culturas, comidas, danças e costumes das grandes festas junina. Atividades que estimularam a autonomia da criança através de materiais e objetos que as famílias possuíam em suas casas realizando as atividades, tanto osalunos que frequentaram presencialmente quanto remotamente, com embasamento na BNCC, QSN 2019, Referencial Curricular, norteados de acordo com o Guia de Orientações e Sugetões da Educação Infantil. Foram entregues as cestas besicas para as familias dos educandos. Julho: Houve o recesso escolar conforme o calendário do dia 02/07/2021 a lS/07/2021. De 19 a 30 de julho- Foram feitos os atendimentos presencialmente com 30% dói; alunos, como estava sendo feito anteriormente, nesse perlodo o comitê verificou a organização e planejou com a nova metragem de lm de distância para o atendimento presencial do mês de agosto atendemos 60% dos alunos respeitando toda.s as normas de segurança. Demos continuidade nas atividades remotas, enviamos vídeos no grupo do WhatsApp, três vezes por semana e aulas online duas vezes por semana, em consonância ao oroarama saberes em casa. No dia 26/fYl/21 realizamos o Conselho Participativo de Oasse e Oclo com objetivo de refletimos sobre a" L "\      .," 2 ' A>;s-oet:'ltÇriO Cut>t:ut 'OiqutMh-'l'f - Csit:IUÇ>U "Aventda No'Ya T bo.iio,""1$1 .>d.Mova Tabcu o Tef'e'foner:4803.-3513" CNP.J:'tê.•99.60'7I0002..ag. En-.on únidado2.&çb<;@hoUnoU.com UniddJ!'t i "aprendizagem construídas neste segundo bimestre visando família/escola, Foi desenvolvido o projeto: Meu corpinho cuido sim - Hlclene (16/07/21 a 30/07/21) como o objetivo de ensinar as criança$ a Identificar as partes do corpo, estimulando habitos de higiene pessoal, compreendendo a importancia do cuidado com o corpo e a saúde, aumentando a auto-estima das crianças, Identificando a utilizaç3o dos objetos de higiene pessoal e aprimorando para sua vida, sua saúde fisica, emocional e intelectual por meio de atividades ludicas. Foram entregues cesta basicas para as familias dos educandos. No dia 26/07 realizamos o Conselho Participativo de Classe e Ciclo ( CPCC}, com a participação dos docentes na unidade esc:olarem parceria com a direção e familias. Afosto: Foi realizada a reunião de pais no dia 02/08/21 a.través do link do App Google Meet, enviado no grupo de cada sala, passando as Informações necessárias sobre o aumento de 50% da capacidade em sala, respeitando 1metro de distanciamento físico, permanecendo divididos oatendimento em dois horários (manhã e tarde} com 4 horas de permanência .Foram desenvolvidos os projetos: Projeto oque eu corno e d4t onde vem! - Alimentaçio (02/08/21 à 16/08/21} com objetivo de levar o educando a conhecer a origem dos alimentos, estimulando uma alimentação saudável, conhecendo novas texturas e classificando-os por cores, tamanhos, formas e quantidades, sempre pautados no QSN e nas orientações do Programa Saberes em casa, desenvolvemos atividades lúdicas, com músicas, Jogos e brincadeiras; Projeto Foltlore {17/08/21 à 31/08/21) E multo rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbio e ditos populares, artesanatos, trava- língua, crendices e superstições, literatura e poesias. Tendo em vista a importância de estimular a linguagem oral, a percepção dos rlghtmost e rimas, familiarliar-se com os conteúdos folclóricos por melo dos seus personagens culturais. Em virtude disso as educadoras elaboraram e executaram atividades hibrfdas no qual relatavam toda pluralidade cultural do nosso folclore, através dessas atividades postadas semanalmente no canal Youtube divido por faiira etária e em consonância com propostas dos saberes em casa e presencialmente .Despertamos nas crianças a curlosld;1de, a Imaginação e ampliamos o conhecimento de outras wlturas. Foram realitadas as reuniões de pais e professores remotamente no dia dois de agosto (02/08) passando para os mesmos, todas Informações e protocolos. O desenvolvimento dos alunos em relação as aprendizagens e as participações das aulas foram alcançadas, o ensino híbrido sanou as necessidades e duvidas educando/família no acompanhamento através do Programa saberes em casa e os canais tecnológico dil Instituição YouTube, WhatsApp e Facebook. Foi incentivado a participação das famílias em realizar os desafios propostos, promovendo situações de aprendizagem, os educandos assistiram o que estava sendo proposto e vivenciaram cantando, dançando, brincando, ouvindo histórias e recontando, esse processo faz parte do ensino e aprendizagem do desenvolvimento da educação lnfantU. Materiais pedagógicos utilizados :TNT, EVA (Diversas cores), Cola quente, pistola, durex (dlver:Kls cores), fita crepe, cartolina, laminado, crepom, Kraft, cola, barbante, fltilho, palito de sorvete, massa modeladora, giz cera, livros, íogos, alinhavo, etc. Nosso objetlvo teve por finalidade assegurar o pleno desenvolvimento pslcopedagóglc-0 e a ludicldade do educando mediante a avaliações continuas que desenvolveu a autonomia diante dos desafios propostos. Com embasamento no OSN e no Programas Saberes Casa. Setembro; No mês de setembro foram desenvolvidos os Projetos Experi.nc:la (01/09/2021 • 15/09/2021} a partir de vivencias e descobertas a aprendizagem se torna mais consistente e significativa para a vida da criança. Assim adquirem não apenas conteôdos teóricos, também desenvolveram importantes habilidades e competências socioemocionais que contribuem para a sua formaç5o Integral através das interaçõe$.No ensino Hlbrido foram desenvolvidas atMdades do projeto três vezes na semana segunda, quarta e sexta e enviado os vídeos com atMdades nos grupos das salas, terça e quinta o acompanhamento do Programa Saberes em casa. · Quatro estaçau -Jl6/D9/2021), identificar as estações do ano, reconhecendo as características de estação, saber os tipos de roupa e alimentação adequadas, aprender a ordem das estações do ano, desenvolver a imaginação, a criatividade, senso e noção de sequência da passagem do tempo, temperatura (frio e quente), cores, cheiros, texturas, abordando esse assunto de maneira lúdica, proporcionando o conhecimento, transmitír valores para sua formação moral e social. 27/09 Reunião de CPCC. outubro: No mês outubro mantivemos as aulas hlbrldas, atendendo as crianças presencial, tomando todos os cuidados do distanciamento físico, cumprindo todos os protocolos, os alunos remotos tem aulas pelo Google Meet segunda e quart.11 baseadas nos projetos, tera e quinta as atividades dos saberesem casa, na sexta feira vídeo do projeto que abrangem todas as modalidades, envíamos nos grupos das salas, trabalhamos oprojeto MundO animal (01/10/2021 a1S/10/2021) onde a criança teve conhecimento do mundo animal, oportunlzando o desenvolvímento da curiosidade e da capacitação de observar, levando as crianças a uma aprendizagem significativa, abrangendo uma grama mais ampla de conhecimento eientffico, de forma intétdlselplinar e prazerosa, com Imagem, caracterlstttas e curiosidades pertinentes aquele animal. Projeto Pintores brasileiros (18/10/2021 a 29/10/2021), tem como objetivo tra.balhar o mundo mágico da arte da pintura, conhecer alguns pintores famosos nacionais, disseminar a cultura da arte e vivenciar a diversidade, cooperativas dentro da linha de valor a relelturas dos grandes pintores, a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento, estimulando habilidade, criatividade, sensibilidade, autoexpressão, levando a criança a criar de forma lúdica. No dia 14 de outubro foram entregue o leite para os educandos. Novembro: Conforme o Decreto Municipal N"" 38.201/2021, foi liberado no dia três de novembro o retorno 100% das aulas presenciais, tomando todos os cuidados de 4higienlzação e seguindo os protocolos. Projetos Quem quer uma carona ?!( trtnslto 1mllo detransporte) do dia (01/11/2021a16/11/2021), despertando o interesse natural das crianças para que as mesmas possam Identificar os principais e mais comum meios de transporte, aprendendo sobre regras e leis de trãnslto de forma ludica. Projeto lepl ser diferente (diversidade) do dia (17/11/2021- 30/11/2021}, explorando e contribuindo para a construção da identidade pessoal de cada criança e para que se reconheçam como brasileiros, interagindo em grupo e respeitando asdiferenças, sempre pautado no QSN e nas orientações do Programa Saberes em casa, desenvolvemos todas atividades de maneira ludica. Dezembro: No mês dezembro trabalhamos o projeto Natlll,(01/12/2021- 17/12/2021} esse projeto desperta nas crianças o respeito, as diversas religloes por melo de afetividade e socialização, utilizando recursos crtativos e dlnamicos, despertando o sentimento de cooperatividade e amor ao proximo.Levando a criança a compartilhar experienclas, respeitando a diverstdade, onde os educandos possam brincar e compreender de forma lúdica. o desenvofvimento dos alunos em relação as aprendizagens e as participações das aulas, foram satlsfatôrlos, que sanou as necessidades e duvidas educando/familia n.o acompanhamento através do Programa Saberes em Casa e os canais tecnológico da instituição YouTube, WhatsApp e Facebook. Foi incentivado a participação das famílias em realizar os desafios propostos, promovendo situações de aprendizagem, os educandos assistiram o que estava sendo proposto e vivenciaram cantando, dançando, brincando, ouvindo histórias e recontando, esse processo faz parte do ensino e aprendizagem do desenvolvimento da educação infantil. Materiais pedag6gicos utilizados: TNT (diversas cores}, EVA (Diversas cores), Cola quente, pistola, dureK.(dlversas cores), fita crepe, cartolina, laminado," 3 "Assoc •"">Ç-Õ" "O CuHt·.,." J;:::t.f QUt "h:""'t" C:r>t:H.f Ç\.< D• n - "Av<9'nid4 No·vn Taboão. ""IO t ..lei.Nova Tab-aíio" Tele'fon-e: -4303.3513 e NPJ; ·u;>.499.607i0002..a9 E·m..u:unicfa<:to2ocb<:@hotm.-u.eom "Uni&,_d U" "Alam"" dentro dpperíodo de opllmçtio da Prestaçiio th! Contos" "crepom, lm m-GIER•- -..- Meios...-.. aferisão pormdoo!o-da.l.1ic:!llodt_ tol_•1<--.0 .......dlo .....do ....W.dot1 11t­ •tomar•ómdu "02 lr""t""q""ll'i""o""d""•'""•-""."".""..*.-_'," "_dilpalh!!t .....,...,,,,.,.,..." \!D2az "1-doll'­ Hoscaot::cdl-bmn lf*2!::.... l""""""""""" eos u•t«;ia4at "*',.-. -'*" · •Mimo. axmade cbt:lb'.osf'lll . "-...,,,.·--·""""""""""""""-'*'-·-dcp;.,l" "..·... ·'*""-..·.--d.t--'1-44""-*'1·>•" --...R. .dtl<;6o "tNiiz:a$11Q""1W.•.-.·;.,Qw':t." "llCdi> Gtt>l4• U.1d..._," 03 GM.Mllrl ... por-);tle "Pºll""••""""'""""*""""n""o'ªpl-andoMdo- llll ·i-100ll" "p-olt- dttlEod""i.""c""o""çl.o...lo..lo.clin;adooooda •l'IMIOl_ ct. "..-...t..hi....,_•.•.,-...,...,.,.,..." "05 .....,,,..._,._,.............." RqjiWo-·•-pridicot. "ce,_oPlinodoTr­" Gat•• ÍOC'*inuad.11Ã -P'l•S<• p-..t.pio - -.. "06 pldl>l""-PO>l>ldll!E-.." "-·.,.-dt..,.dada-." "e""""""""""" 08 ·-···-.-.-. --•·bdtb--'.-r­ "VlJoefo iioo.q.....," r«el$lirDpek tOOnOS u:rw Ytt «stnO. Wà: ...........peciol......... c...!prlo ",..._....,.,..." ..--. "--,..k-ll'Jl•&riiladc" -fllr!dcN- ·Og.i.l..l.s.-.p.«lcdodo """.""."".""..'.t""""*1llÍlld.tultlilç-Jc """"'º" -1.. 11 4 .( ",Ass.ç:.et ..;:.50 Cut1turnl t:..:tuinhp - C-;0ot:n.•9w:" "Aventda Nova Y:aboão, 'f &'I Jd.Nova Taboão Tcdertone: 41103-3$1.3" C.NP h 6.4 íKMW>7J0002 89 Emàil u nid•·u.t•2;ac.t>c@hounall.çom Utddad U Justificativa (CASO AS METAS PROPOSTAS NÃO TENHAM Sf DO ALCANÇADAS): "As contratações serão efetivadas posteriormente, logo após o retomo das aulas." Dificuldades encontradas para o cumprimento das metas: A instituição não encontrou obstáculo para preservação e a manutenção das metas. Emisslo: . . Data: Christian Roberto de Oliveira Presidente CPF::239:644.118-33 "ANEXóS: Relação de bens adquiridos e documerrtos comprobatórios do cumprimento do objeto e dos meios para aferição (exemplos: lístas de presença," "relatórios fotográficos, relatórios técnicos, etc.}" ". Relatório Técnico e Fotográfico," 5 """§ Assoei aç ào Cuitu l 8iquinha - Ca uçu" .Avenida Nova TaboãO. 181 Jd.Nova Taboao Tefefone 480-3-3513 >.1.C. CNPJ: 16.499.607!0002-89 "(1.""J E.mait: unid.adeZa.cbc@hotnlaU.com Em.aif: martasbarone@hotrnail .coni" Unidade li RELATÓRIO TÉCNICO Instituição: Associação Cultural Biquinha - Cabuçú Unidade li Endereço: Avenida Nova Taboãot181- Jardim Nova Taboão Plano de Trabalho: Educação-Convênio/Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos Tipo de Proteção I Serviço: Proteção Social Básica "Local de desenvolvimento das ações: Avenida Nova Taboão, 181 Jardim" Nova Taboão - Guarulhos - SP. Nome e Formação do Responsável:- Simone Maria da Silva Freitas Formação: Pedagogia Fonte de Financiamento: Secretaria Municipal de Educação Período de Referencia: 01/2021- 1212021 "TURMAS ATENDIDAS" Número de vagas Total de vagas :111Integral Berçário 1 25 Berçário li 30 Maternal 56 Total 111 1 Este relatório tem como finalidade analisar e executar as metas do plano de "trabalho referente ao período de janeiro a dezembro, com intuito de atender as necessidades desenvolvidas no plano politico pedagógico da instituição escolar em questão." "No cumprimento do plano político pedagógico, somadas as ações cumpriuse com o previsto no calendário escolar de 2021. O escopo .tem por finalidade atender as necessidades dos educandos e seus familiares dentro do período de pandemia, tentando minimizar os efeitos trazidos pelo isolamento social." "Focados no desenvolvimento e autonomia do educando, enriquecer e ampliar o repertório ofertado pelo departamento de orientações pedagógicas e educacionais, considerando interação, acolhimento, manutenção de vínculos e ludicidade a fim de garantir o cumprimento das metas." "A instituição vem fazendo acompanhamento contínuo da evolução do processo pedagógico, com base no QSN (2019) e atividades propostas pelo Programa Saberes em Casa, mediante postagens nos canais tecnológicos e em consonância com os projetos escolhidos que norteiam o plano político pedagógico da escola, desta forma a mesma recebe o Feedback geral dos projetos propostos." "Ações desenvolvidas, no perlodo, para cumprimento do objeto:" "Janeiro: De acordo com o Decreto Municipal nº 37.456, de 15 de dezembro" "de 2020, que estabelece a retomada das atividades escolares presenciais no município de Guarulhos, retomamos as atividades em 11 de janeiro de 2021, devendo cumprir rigorosamente todas as medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde, bem como todas as regras constantes no documento ""Orientação para o Retorno às Aulas Presenciais"" durante a pandemia por COVID-19 no âmbito do Município. Conforme orientação do decreto foi planejado um estudo para um retomo com atenção especial à reorganização dos espaços físicos, mobiliários, fluxo de entrada, saída e direção da caminhada, manutenção da limpeza, ventilação externa e prioridade no uso de espaços ao ar livre, a capacidade de atendimento respeitando 30% dos alunos matriculados com um tempo de permanência diário que não pode ser superior a 4 (quatro) horas, realização da testagem de SOROLOGIA em todos os profissionais da instituição. Transmitir aos profissionais, alunos e famílias conforto e segurança como parte integradora a escuta, acolhimento e empatia carecem permear todas as ações, desta forma prevalecerá a confiança e um bom desenvolvimento do processo educacional. A instituição ampliou os procedimentos de trabalho devido ao cenário atual, executando e elaborando neste período de acolhimento o" 2 "socioemocional com embasamento na BNCC, QSN 2019, Referencial Curricular," "norteados de acordo com os protocolos definidos pela OMS, Secretaria Estadual de Saúde. Foram elaboradas atividades (18/01/21 à 29/01/21) executadas e embasada no Guia de Orientações - Acolher Vidas Para Fortalecer Emoções e Criar Estratégias Pós-Pandemia-Covid-19 e QSN 2019, visando às" "competências socioemocionais, para melhor acolher toda a comunidade escolar." Essas ações têm o propósito de orientar e estabelecer uma retomada segura neste contexto de pandemia. "Fevereiro: Foi desenvolvido o Projeto Criandos Elos (08/02/21 à 26/02/21)," "tem como finalidadeproporcionar momentos de interação e acolhímentoj promover momentos de reflexão sobre o assunto, visando possibilitar a comunidade escolar à construção de uma escola onde valores de bem estar sejam resgatados e praticados no cotidiano, bem como, propiciar uma maior" "aproximação da família com a escola. Estimular reflexão sobre hábitos e atitudes que promovam a qualidade de vida enfatizando os aspectos relacionados à saúde e a expressão de sujeito de forma integral e conduzir a família a uma reflexão do seu papel no âmbito educacional, social, afetivo para o" "desenvolvimento da criança mediante atividades lúdicas que busca priorizar o socio emocional da criança e família por meio do atendimento hibrido, contribuindo para a construção de vínculos e manifestação de confiança entre todos dentro da instituição. Aretomada da proposta do Programa Saberes em Casa teve início em 09/02/21 oferece aos educandos uma rotina de aprendizado semelhante àquela que usufruíam em sua escola. Da mesma forma a instituição vem com o propósito de agregar e ampliar o conhecimento pleno dos educandos com a elaboração de vídeos pedagógicos em conformidade com os projetos da escola que tem como base o QSN e conteúdo dos Saberes em Casa correspondente a cada faixa etária com periodicidade de três vídeos por semana referente a cada turma, buscando desenvolver atividades que estimule a" autonomia da criança através de materiais e objetos que as famílias possuem "em suas casas. Seguindo as ""Orientações Para o Retomo às Aulas Presenciais"", durante a pandemia por Covid-19, visando os cuidados que devemos ter para esse retorno tão delicado. Foram ministradas Reunião de Pais e Educadores nos dias 08 e 12102/21, as mesmas foram divididas por turmas e horários diferenciados, a pauta da reunião foi elaborada e executada embasadas nas orientações referente ao Decreto nº 37.456, de 15/1212020, os pais foram orientados sobre declaração de retorno as aulas, foi pontuado a formação do Comitê, e esclarecido sobre as medidas preventivas estabelecida para retorno as aulas, conforme orientações o atendimento permanece de 30%. A reunião de equipe escolar aconteceu no dia 03/02121 à 05/02121 com o objetivo de acolher toda a equipe, escutando cada um para que se sintam pertencentes ao grupo e juntos traçarmos um plano seguro para a retomada das atividades presenciais e planejarmos o projeto político pedagógico da instituição. Assim possibilitar uma" "reflexão do trabalho a ser desenvolvido, que deverão ser avaliados por toda a" 3 "equipe para sanar duvidas futuras na organização, planejamento e" replanejamento das ações previstas para o ano letivo. Março: Foram desenvolvidos os projetos: Era uma casa muito engraçada - "Moradia, lar e família (01/03121 a 16/03121) tem como proposito promover o processo de transi.ção, amenizando o nível de ansiedade e expectativa, por meio de atividades ludicas, jogos e brincadeira a educadora levará o educando a compreender e desenvolver a autonomia do seu papel dentro do seu meio social, a fim de propor ações contínuas de encaminhamento e acolhimento que contribuam para a aprendizagens dos educandos; Projeto Mundo Mágico - Circo (17/03/21à 31/03/21) o projeto que ousa abrir um leque de oportunidades para nossos educandos aliando técnicas variadas de artes com diversidades de materiais convencionais e específicos, percorrendo os caminhos da imaginação. Os desafios que procuramos aqui permite despertar o olhar para o novo, despertar a imaginação criativa o fazer em suas diversas faces, o máximo de possibilidades criadoras que pudermos oferecer desta forma reconhecer semelhanças e diferenças nos diversos trabalhos artísticos. Para que esses projetos fossem desenvolvidos as educadoras utilizaram materiais que fazem parte do cotidiano da criança e materiais pedagogicos para elaboração das atividades. O conteúdo teve como escopo desenvolver no educando a proatividade, reconhecer suas conquistas e limitações e desenvolver seus pensamento sócio emocional. Nos dias 01/03/21 à 03/03/21 realizamos o planejamento pedagogico, se fez necessário várias pesquisas com a finalidade de ampliar os conhecimentos sobre a BNCC, LDB, ECA e QSN,o escopo propôs melhorias na elaboração dos seguintes documentações: orientações para aperfeiçoar a elaboração da estrutura do semanário anual, rotina escolar, escolhas dos projetos a serem executado ao longo do ano, ações e planejamento de acolhimento a educandos com necessidades especiais, intervenções remotas, agregar a proposta do Programa saberes em Casa para a Educação Infantil em conformidade com os projetos da escola, preparar as" salas de aula para receber os educandos a mesma deve estar organizada de acordo com as necessidades de cada etapa da Educação Infantil; Planejamento: tem como objetivo destrinchar o Plano Político Pedagógico com a participação dos educadores em reunião semanais (Hora atividade). Essas ações tem o propósito de orientar e capacitar os educadores na elaboração e execução das atividades híbridas. Abril: Foram desenvolvidos os projetos: Projeto Vinicius de Morais "(01104/21 à 15104/21) tem como objetivo levar o educando a desenvolver um contato mais íntimo com a obra do autor através de diferentes expressões culturais e artísticas, a partir do contexto literário na educação infantil viabiliza ampliar o vocabulário pela poesia, música, encenações, recitações de poemas e danças, elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas" "as crianças se encantam, por meio de uma linguagem simbólica que favoreçam a evolução das crianças. Relacionado ao cuidado afetivo, à construção da" 4 "identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e" "à de se expressar; Projeto Cinco Sentidos (16/04/21 à 30/04/21) propõe atividades lúdicas que estimula e possibilita aos educandos conhecer e identificar esses sentidos, assim relacionar-se melhor com eles, favorecendo inclusive o desenvolvimento motor e a concentração, desta forma iniciar o autoconhecimento do seu corpo. Os conteúdos desenvolvidos foram ministrados pelas educadoras tanto presencialmente quanto mediante a vídeo postados semanalmente no canal do YouTube, aulas remotas pelo aplicativo Google Meet realizadas todas as terça-feira e quinta-feira com embasamento na proposta para educação infantil em consonância com a Propostas dos Saberes em Casa. Assim sendo brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida, sua saúde física, emocional e intelectual por meio de atividade lúdica. No dia 26/04/21 realizamos o Conselho Participativo de Pais e Mestres com o objetivo de refletimos sobre as aprendizagens construídas neste primeiro bimestre" visando família/escola. L Maio: No mês de maio conforme o Oficio Circular Nº 20/2021 o qual manteve "suspensas as aulas presenciais no Município de Guarulhos desde o dia 30/04/2021 estendendo-se ao mês de maio até a segunda ordem. O atendimento aos educandos e familiares ocorreram através de vídeos três vezes por semana e aulas online realizada através do app google Meet duas vezes na semana, como intuito de promover o acolhimento a todos diariamente com carinho e muita" "atenção, foram desenvolvidos os Projetos Verdadeiros Heróis - profissões" "(03/05/2021 a 1510512021), que proporcionaram o conhecimento das profissões, identificar os profissionais, transmitir valores para sua formação moral e social, estimulando a linguagem oral, escrita e coordenação motora; Brincadeiras de Infância (16/05/2021 a 31/05/2021) desenvolveram a linguagem oral, o" "enriquecimento cultural, o conceito e a importância das tradições, incentivando a interação afetiva, cognitiva e emocional. Oferecemos aos educandos uma rotina de aprendizado semelhante àquela que usufruíam em sua escola. Nesse mês do dia 22/05 a 30/05 aconteceu a semana Mundial do Brincar com o tema Casinhas das infâncias onde foram compartilhados vídeos com brincadeiras que incentivou a interação e participação das famílias. A instituição agregou e ampliou o conhecimento pleno dos educandos com a elaboração de vídeos pedagógicos em conformidade com os projetos da escola que tem como base o" "QSN e conteúdo dos Saberes em Casa correspondente a cada faixa etária," "desenvolvemos atividades que estimularam a autonomia das crianças através de materiais e objetos que as famílias possuíam em suas casas. Foram realizadas reuniões nos dias 05/05/2021 e 07/05/2021 nesse mesmo dia houve a reunião de pais onde foram informados sobre a importância de realizar as atividades juntamente com as crianças e enviar fotos ou vídeos realizando as mesmas, para que possamos acompanhar o desenvolvimento de cada" educando. 5 .. "Junho: Em conformidade ao Oficio Circular Nº 2.312021, publicado em 21de maio de 2021, retomamos com as aulas presenciais, respeitando o atendimento de 30% dos alunos com o período de permanêncía de 4 horas e distanciamento físico de 1,5m, iniciamos dia 01/06. Atendemos de forma hibrída, encaminhando" "os vídeos três vezes por semana, foram elaborados com o tema dos projetos da escola e aulas online pelo google Meet duas vezes por semana embasado na proposta para educação infantil, em consonância com os saberes em casa;" "Projetos Curiosos por natureza-Meio Ambiente ( 01/06/2021 a 16/0612021) proporcionou o cuidado com o meio ambiente, conciêntizou os educando de sua importancia, promovendo a interação com os elementos da natureza. Projeto Coisas da nossa terra-Festa Junina(17/06/2021 a 01/07/2021) o projeto proporcionou aos educandos a socialização através de interações, intigando os conhecimentos através de atividades diversificadas, conhecendo novas culturas, comidas, danças e costumes das grandes festas junina. Atividades que estimularam a autonomia da criança através de materiais e objetos que as famílias possuiam em suas casas reaUzando as atividades, tanto os alunos que" "frequentaram presencialmente quanto remotamente, com embasamento na BNCC, QSN 2019, Referencial Curricular, norteados de acordo com o Guia de Orientações e Sugetões da Educação Infantil. Foram entregues as cestas" besicas para as familias dos educandos. Julho: Houve o recesso escolar conforme o calendário do dia 02/07/2021 a "15/07/2021. De 19 a 30 de julho- Foram feitos os atendimentos presencialmente com 30% dos alunos, como estava sendo feito anteriormente, nesse período o comitê verificou a organização e planejou com a nova metragem de 1m de distância para o atendimento presencial do mês de agosto atendemos 60% dos alunos respeitando todas as normas de segurança. Demos continuidade nas atividades remotas, enviamos vídeos no grupo do WhatsApp, três vezes por semana e aulas onJlne duas vezes por semana, em consonância ao programa saberes em casa. No dia 26/07/21 realizamos o Conselho Participativo de Classe e Ciclo com objetivo de refletimos sobre a aprendizagem construídas neste segundo bimestre visando família/escola, Foi desenvolvido o projeto: Meu corpinho cuido sim - Higiene (16/07/21a 30/07/21) como o objetivo de ensinar as crianças a identificar as partes do corpo, estimulando habitos de higiene pessoal, compreendendo a importancia do cuidado com o corpo e a saúde, aumentando a auto-estima das crianças, identificando a utilização dos objetos de higiene pessoal e aprimorando para sua vida, sua saúde fisica, emocional e" "intelectual por meio de atividades ludicas. Foram entregues cesta basicas para as familias dos educandos," "No dia 26/07 realizamos o Conselho Participativo de Classe e Ciclo ( CPCC), com a participação dos docentes na unidade escolarem parceria com a direção" e familias. Agosto: Foi realizada a reunião de pais no dja 02108/21 através do link do "App Google Meet, enviado no grupo de cada sala, passando as informações" 6 "necessárias sobre o aumento de 50% da capacidade em sala, respeitando 1" "metro de distanciamento físico, permanecendo divididos o atendimento em dois horários (manhã e tarde) com 4 horas de permanência. Foram desenvolvidos os projetos: Projeto O que eu como e de onde vem! - Alimentação (02/08/21 à 16/08/21) com objetivo de levar o educando a conhecer a origem dos alimentos, estimulando uma alimentação saudável, conhecendo novas texturas e classificando-os por cores, tamanhos, formas e quantidades, sempre pautados no QSN e nas orientações do Programa Saberes em Casa, desenvolvemos atividades lúdicas, com músicas, jogos e brincadeiras; Projeto Folclore (17/08/21 à 31/08/21) E muito rico e possui diferentes manifestações: lendas," "cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbio e ditos" "populares, artesanatos, trava- língua, crendices e superstições, literatura e poesias. Tendo em vista a importância de estimular a linguagem oral, a percepção dos ritmos e rimas, familiarizar-se com os conteúdos folctórícos por meio dos seus personagens culturais. Em virtude disso as educadoras elaboraram e executaram atividades híbridas no qual relatavam toda pluralidade cultural do nosso folclore, através dessas atividades postadas semanalmente no canal Youtube divido por faixa etária e em consonância com propostas dos" "saberes em casa e presencialmente. Despertamos nas crianças a curiosidade," a imaginação e ampliamos o conhecimento de outras culturas. Foram realizadas "as reuniões de pais e professores remotamente no dia dois de agosto (02/08) passando para os mesmos, todas informações e protocolos." L Setembro: No mês de setembro foram desenvolvidos os Projetos Experiencia (01/09/2021 a 15/2021) a partir de vivencias e descobertas a aprendizagem se torna mais consistente e significativa para a vida da criança. "Assim adquirem não apenas conteúdos teóricos, também desenvolveram" "importantes habilidades e competências socioemocionais que contribuem para a sua formação integral através das interações. No ensino Hibrido foram desenvolvidas atividades do projeto três vezes na semana segunda, quarta e sexta e enviado os vídeos com atividades nos grupos das salas, terça e quinta o acompanhamento do Programa Saberes em Casa. Quatro estações - (16/09/2021),identificar as estações do ano, reconhecendo as características de estação, saber os tipos de roupa e alimentação adequadas, aprender a ordem das estações do ano, desenvolver a imaginação, a criatividade, senso e noção de sequência da passagem do tempo, temperatura (frio e quente), cores, cheiros, texturas, abordando esse assunto de maneira lúdica, proporcionando o" "conhecimento, transmitir valores para sua formação moral e social." "Outubro: No mês outubro mantivemos as aulas híbridas, atendendo as" "crianças presencial tomando todos os cuidados do distanciamento físico, cumprindo todos os protocolos, os alunos remotos tem aulas pelo Google Meet segunda e quarta baseadas nos projetos. terça e quinta as atividades dos" "saberes em casa, na sexta feira vídeo do projeto que abrangem todas as modalidades, enviamos nos grupos das salas, trabalhamos o projeto Mundo" 7 animal (1/10/2021 a15/10/2021) onde a criança teve conhecimento com o "mundo animal, oportunizando o desenvolvimento da curiosidade e da capacitação de observar, levando as crianças a uma aprendizagem significativa, abrangendo uma grama maís ampla de conhecimento cientifico, de forma interdisciplinar e prazerosa, com imagem, características e curiosidades pertinentes aquele animal. Pintores brasileiros (18/10/2021a 29/10/2021), tem como objetivo trabalhar mundo mágico da arte da pintura, conhecer alguns pintores famosos nacionais, disseminar a cultura da arte e vivenciar a suas diversidades cooperativas dentro da linha de valor a releituras dos grandes pintores, a arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento, estimulando habilidades, criatividades, a sensibilidade, a autoexpressão, levando a criança" criar de forma lúdica. Novembro: Conforme o decreto no dia três de novembro o retomo das aulas "presencial obrigatoriamente e os cuidados de higienização, conforme o oficio. Desenvolvemos os Projetos Quer uma carona ( transito meio de transporte) do dia ( 01111/2021a 12/1112021), despertar o interesse natural das crianças para que as mesmas possam identificar os principais e mais comum meios de transporte, aprendendo regras e leis de transito de forma ludica. Projeto legal" ser diferente ( 16/11/2021- 30/11/2021 diversidade) explorando e contribuindo "para construçao da identidade pessoal de cada criança e para que se reconheçam como brasileiros, interagindo no grupo de convivencia e respeito ás diferencias,sempre pautado no QSN e nas orientaçoes do Program Saberes em Casa,desenvolvemos todas atividades de maneira ludica." Dezembro: No mes de dezembro desenvolvemos o Projeto Natal ( "01/1212021 a 17/1212021), com a intenção de resgatando o espirito natalino, o amor, o respeito, a solidariedade, os símbolos do natal, atraves de atividades concrtas e ludicas.O desenvolvimento dos alunos em relação as aprendizagens e as participações das aulas foram alcançadas, o ensino híbrido sanou as necessidades e duvidas educando/família no acompanhamento através do Programa Saberes em Casa e os canais tecnológico da instituição YouTube, WhatsApp e Facebook." "Foi incentivado a participação das famílias em realizar os desafios propostos, promovendo situações de aprendizagem, os educandos assistiram o que estava sendo proposto e vivenciaram cantando, dançando, brincando, ouvindo histórias e recontando, esse processo faz parte do ensino e aprendizagem do desenvolvimento da educação infantil." "Materiais pedagógicos utilizados: TNT, EVA (Diversas cores), Cola quente, pistola, durex (diversas cores), fita crepe, cartolina, laminado, crepom, Kraft, cola, barbante, fitilho, palito de sorvete, massa modeladora, giz cera, livros, jogosi alinhavo, etc." Nosso objetivo teve por finalidade assegurar o pleno desenvolvimento psicopedagógico e a ludicidade do educando mediante a avaliações continuas 8 que desenvolveu a autonomia diante dos desafios propostos. Com embasamento no QSN e no Programas Saberes Casa. Fotos anexas: 9 "·," ",," 10 ",.." 1l AFERIÇÃO DE TEMPERATURA DOS FUNCIONÁRIOS: ...------·-----------------··-------------··-·- ----- 12 ---------------- AfERIÇÃO DA TEMPERATURA 005 fUNClONÁRIOS'. .. \ i t 1 <...< ". . j,J - ""'" --- "...e,_,," 41' 4*i.J: .... -- """""""'" - - REUNIÃO OE PAIS: CPCC: '· 14 Fichas de frequência dos educandos e lista de reunião de pais: ........ !\IOt "!<'""""ltli-°""1'M" "Wlitl,llti..$;b._ ,_,.,,•.." "il!f.'!\'t'o l '+i!" h···· ",..,." "·i.;,h" : "'""'""'!I''"" h\t'<$#-;l" t!'.1" td > "lli,rJtlildfl" "-.,J" • "........,......,.!.." """""'" '.4-t·-· 'l't-(im'· w "n ..,;.-r:·." · - t... ·1 ..... . IWllit.O. -f.q.t.lil.liW. . 1 "$.1"" 1tt':.t" ;- 1MHtr. \    ... 15 "_-_._,_.,.......,.,...,_,_,,_.___,,_" - Jlt F' t.. *'-'f.•'· · I' i:n«M:>111ft11lQ' 1f::i "-""""""" --'-- -'•""'f,...," "bt·'*'\""Wt" 11-u "lúál;•btw.1 V""'Sf4 f. tX" "*"" º" e;...1rua f
  • "·oa 'H--.;.... ""'°'""'li.,,,.-.,.,,.,.• ·" "- ""lii:ttó ii..!V .\<""J:'.'l'<•.. i..<.->.<4«,..." 17